Disponível Brevemente

Mensagem do Presidente

Caros colegas:

A SPOT e os ortopedistas encontram-se numa encruzilhada que nos próximos dois anos definirá muito do seu futuro!

Arnado Rodo falou de uma especialidade que se autonomizava e trabalhava em bases científicas! Na atualidade a ortopedia aprofundou de tal modo os seus conhecimentos tendo criado subespecialidades, denominadas inicialmente pelo Prof. Norberto Canha como “supra-especialidades” que as introduziu no seu serviço em 20 de Junho de 1978.

O desafio que se vai colocar à SPOT será tremendo!

Deve estimular o desenvolvimento destas subespecialidades, mas mantendo-as na casa mãe de modo a manter uma perspetiva holística da ortopedia e não uma separação progressiva das áreas de saber levando à criação de especialistas da mão, do joelho, do ombro, da coluna? Corre-se o risco de criar alguém que sabe muito, sobre muito pouco!

A este desafio outro se acrescenta com a implementação dos acordos de autorregulação definidos pela MedTech Europa e a legislação nacional sobre esta matéria. Estes instrumentos vão alterar de forma marcante o relacionamento que os ortopedistas, a SPOT e outras sociedades científicas tinham com as empresas de implantes médicos. Estas alterações são encaradas pela SPOT como positivas, mas obrigam-nos a mudar os princípios em que assentavam os nossos congressos e a assistência aos nossos congressos. Os sócios vão ser chamados a refletir sobre este assunto que terá repercussões significativas já no próximo ano.

Vamos igualmente retomar alguns objectivos ligados à nossa profissão recativando a Comissão Socioprofissional, não só no estudo e debate de problemas profissionais como na avaliação e proposta de normas de orientação clínica que permitam ter as melhores práticas enquadradas no respeito do estado da arte. Daremos igualmente um grande impulso à compreensão e avaliação do erro médico, através do GEMEL que pela sua importância deverá deter o estatuto de secção.

Há alguns anos a SPOT reviu os seus estatutos prevendo a possibilidade de existência de sociedades afiliadas e sobretudo sociedades consorciadas! Esta abertura à integração de outras sociedades na SPOT, “sem perda da sua autonomia e personalidade jurídica”, encontra-se por cumprir, mas é o caminho certo que permitirá a unidade da Ortopedia face à implosão que irá acontecer em futuro não tão distante e á necessidade de uma abordagem multidisciplinar da patologia. Mas, teremos de aperfeiçoar alguns detalhes relacionados com os estatutos. Deixo desde já o desafio para que nos enviem, por qualquer meio ao vosso dispor, as vossas sugestões para os melhorar.

Vamos percorrer este caminho árduo, assumindo novos desafios, sempre com o objetivo de manter a unidade da ortopedia tão duramente conquistada por pioneiros como Pinto de Miranda, José Botelheiro, Arnaldo Rodo, Ferreira Alves, Jorge Mineiro e tantos outros!

Fernando Fonseca

 

Foto Prof Fernando Fonseca

Pesquise no nosso site
Recuperação Password
voltar
Recuperar
Login
Esqueceu a sua password?
Procura um médico?
Informação aos doentes
Toda a informação que procura , está aqui.
Contactos
Rua dos Aventureiros
Nº 19 B
Parque das Nações
1990-024 Lisboa - Portugal
Tel. +351 21 895 86 66
Tlm. +351 93 812 79 79
Fax +351 21 895 86 67
Emails:
Geral: spot@spot.pt
Direcção: direccao@spot.pt
Agenda
Tem dúvidas?
2017 © Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia