Disponível Brevemente

Mensagem do Coordenador

A Secção do punho e mão da SPOT nasceu da necessidade que todos sentimos de traduzir numa secção uma área do conhecimento ortopédico cada vez mais importante e diferenciada. 
O interesse suscitado pela secção tem sido alargado conforme se comprovou pela enorme quantidade de trabalhos apresentados pelos dos Serviços de Ortopedia no Congresso Nacional. 
Há que manter o nível a que nos habituaram e é esta uma das razões por que conto com todos. 
Todos somos precisos, todos somos poucos, todos juntos somos mais fortes e todos e cada um de nós pode servir a causa da mão, cada um à sua maneira, à sua própria medida e com o seu estilo pessoal. 
Os tempos que se avizinham serão talvez menos tranquilos para todos nós, mas será esta a altura de, perante a adversidade, trabalharmos cada vez mais em equipa e mais próximos das necessidades reais da nossa comunidade, procurando oferecer o que melhor sabemos fazer: evolução técnica constante, rigor científico e ao mesmo tempo humanização dos cuidados que prestamos. 
À Secção, competirá favorecer essa colaboração, facilitar e harmonizar os relacionamentos e potenciar a cooperação entre todos; com transparência, equidistância e justiça. Acreditamos que, dessa forma, poderemos tornar-nos mais próximos, mantendo a desejável individualidade e diversidade. 
Assim para os próximos 2 anos propomo-nos continuar a trabalhar para a divulgação da cirurgia da mão, estimulando os ortopedistas a interessarem-se por esta área de conhecimento. 
A área da formação dos Internos e Especialistas que se dedicam á mão constitui uma das nossas prioridades. Os Congressos Nacionais da SPOT e SPOCMA são sempre dois momentos importantes no nosso calendário formativo, mas também outras iniciativas complementares, como cursos práticos monotemáticos e workshops técnicos irão a seu tempo ser divulgadas, pretendendo fazer parte de um programa complementar de formação a nível nacional. 
Os tempos são de crise e é sabido que a Mão é um parente pobre da Ortopedia na obtenção de patrocínios para as suas iniciativas. Teremos de apelar à nossa imaginação, voluntarismo e empenhamento para levar a nau a bom porto. 
Na nossa opinião esse trabalho deverá ter três áreas de actuação bem definidas: 
- Apoiar os Serviços de Ortopedia na formação de internos e especialistas através de reuniões cientificas, cursos temáticos ou práticos e facilitar a oferta de estágios em centros de referência da mão a nível nacional. 
Em segundo lugar -continuar a fazer das nossas reuniões científicas um local de debate aberto a especialistas de renome internacional, conforme tem ocorrido desde início da secção. 
Em terceiro lugar - colaborar com as outras especialidades que também se interessem por esta patologia, para assim podermos organizar eventos de maior riqueza científica. Neste sentido a colaboração com a Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão parece nos ser da maior importância. 
A secção do Punho e Mão conta, evidentemente, com o apoio de todos para concretização destes objectivos 
Por último quero deixar uma palavra de gratidão a quem está comigo na Direcção, pelo esforço acrescido que isso implica. 
Com as mais cordiais saudações ortopédicas


Secção para o Estudo da Patologia do Punho e Mão
  • Mensagem do Coordenador
  • História da Secção para o Estudo da Patologia do Punho e Mão
  • Coordenação da Secção
  • Links
  • Eventos
  • Contactos
  • Ficha de Membro da Secção
Contactos
Rua dos Aventureiros
Nº 19 B
Parque das Nações
1990-024 Lisboa - Portugal
Tel. +351 21 895 86 66
Tlm. +351 93 812 79 79
Fax +351 21 895 86 67
Emails:
Geral: spot@spot.pt
Direcção: direccao@spot.pt
Agenda
Tem dúvidas?
2017 © Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia