Disponível Brevemente

Noticias / Actualizações

O Grupo de Estudo da Cartilagem Prevenção e Tratamento da Artrose (GECA), foi oficializado pela SPOT em finais de 2007. Faz parte do seu conteúdo programático a realização de acções de formação, traduzidas por organizações e participações em Congressos Nacionais e Internacionais, Jornadas, Cursos, Reuniões inter Serviços e Workshops, cujo total até agora foi de 17.

A página do GECA (/grupos-de-estudo/geca.aspx) no site da SPOT, embora necessitando de aperfeiçoamento, pretende-se que seja um instrumento de divulgação, consulta e actualização permanentes.

Graças ao empenho dos sócios fundadores, a que se associaram outros elementos nacionais e estrangeiros, conseguimos atingir um prestígio que desejamos seja proveitoso para a nossa comunidade ortopédica.

A colaboração dos Centros de Investigação nacionais que se dedicam à cartilagem, constitui uma mais valia, alicerçando a sinergia que se deseja entre Estes e os Serviços de Ortopedia. O empenho do Prof. Joaquim S. Cabral na coordenação da participação dos referidos Centros, emprestando o seu prestígio, muito tem contribuído para o sucesso das Jornadas.

Os Palestrantes e Membros das Comissões, têm sido o garante do reconhecido bom nível destas acções formativas. Os altos patrocínios que nos têm sido concedidos são o igual reconhecimento. Gostaríamos de salientar o apoio incondicional, como amigo e ao nível do Ministério da Saúde, do Dr. João Nunes Abreu ao longo destes anos.

O apoio e participação que nos tem sido dado pelos Prof.s Jiri Adler e Mats Brittberg, este também na qualidade de vice presidente da International Cartilage Repair Society, demonstram igualmente a consideração que temos vindo a granjear e o bom caminho que é nossa convicção estarmos a percorrer.

O convite do Prof. António Oliveira actual presidente da SPOT, para assumirmos a organização da mesa redonda intitulada “lesiones del cartilago” no congresso da SECOT 2015, impôs-nos uma responsabilidade que superámos bem.

A apresentação de comunicações livres, casos clínicos e posters, privilegiando os Internos, tem sido bem sucedida e deverá também constituir um estímulo para os Serviços que representam.

Nas últimas Jornadas (3as), foi premiada a comunicação livre intitulada “Viscosuplementação na gonartrose – eficácia a longo prazo”, apresentada pelo Dr. Afonso Caetano (Serv. Ortopedia H.S.F.Xavier) e o caso clínico ”Lesão osteocondral do côndilo femoral externo”, apresentado pela Dr.ª Fabiola Ferreira (Serv. Ortopedia H. Vila Nova de Gaia).  Os prémios foram entregues pelo Prof. Mats Brittberg que teceu considerações elogiosas.

As próximas Jornadas e Curso (4as Jornadas e 7º Curso), realizar-se-ão em 15 e 16 Abril de 2016 e serão o corolário de toda esta evolução, dependendo o seu êxito da participação activa de todos, especialmente dos cirurgiões ortopédicos, a quem deverá caber o protagonismo no entendimento da patologia da cartilagem, da sua prevenção e tratamento correctos.

A participação dos Centros de Investigação nacionais e Especialidades afins, tem constituído um contributo imprescindível, na optimização deste projecto e uniformização de atitudes clínicas. 

Indispensável continuará a ser o apoio das Empresas patrocinadoras, de que muito temos beneficiado. Gostaríamos de salientar o apoio da Merck Sharp & Dohme, Biomet, Bial, Bayer, Pfizer e da Zambon.

 

João B. Salgueiro
(Coordenador do GECA)

 

Pdf   English Version


Mesa Redonda SPOT, 25 de Septiembre, 2015

 

Mesa Redonda da SPOT, no 52º Congresso da SECOT, organizada pelo GECA

Valência, 25 de Setembro de 2015
15.00 - 17.00

Tema: "Lesiones del cartílago"

Moderadores: António Oliveira (Portugal), Afonso Ruano (Portugal), Luis Ramos (España)

  • Presentación

João Salgueiro (Portugal)  -  5 min

  •  Biología molecular y bioquímica del cartílago

Nuno Diogo (Portugal) - 15 min

  •  Farmacoterapia del cartílago. Nuevas guidelines internacionales

Alexandrina Mendes (Portugal) - 20 min

  •  Cultura autologa de condrocitos para trasplante

Santiago Arauz de Robles (España) - 20 min

  •  Micro fracturas

Joaquim Lebre (Portugal) - 15 min

  •  Abrasión y Mosaico plastia

Jorge Fonseca (Portugal) - 15 min

  •  Medicina regenerativa y cartílago

João Salgueiro (Portugal) - 15 min

  •  Discusión - 15 min

  •  Cierre

 

Geca _congresso _image 002

Geca _congresso _image 003

Geca _congresso _10

Geca _congresso _unnamed

Geca _congresso _image 004

Geca _congresso _18a

Geca _congresso _19

Geca _congresso _21a Copy


Foi criado o GECA - Grupo de Estudo da Cartilagem
Foto _GECA

O Grupo de Estudo da cartilagem prevenção e tratamento da artrose (G.E.C.A.) foi oficializado na reunião da Direcção da S.P.O.T., presidida pelo Dr. Jorge Seabra, em 21 de Dezembro de 2007. 

Pela convicção da importância que poderá desempenhar na comunidade ortopédica nacional, como elemento aglutinador e gerador de consensos, convidam-se todos os sócios a participar activamente na evolução deste Grupo de Estudo. Assim, terá todas as condições para vir a prestar um valioso contributo, aumentando o  prestígio da nossa S.P.O.T. 

A elevada incidência das lesões da cartilagem articular,  associada ao aumento da esperança média de vida da nossa população,  tem acentuado a importância da osteoartrose que passou a constituir um autêntico flagelo. O sofrimento humano, a incapacidade locomotora e os custos sociais são muito elevados; justificará pois, muita preocupação das diversas entidades públicas, principalmente das médicas e nestas, das ortopédicas. 

Os avanços científicos ficam muito aquém das nossas expectativas, em relação ao tratamento da patologia da cartilagem. O cirurgião ortopédico não deverá ser o elo final, resumindo-se quase exclusivamente, à substituição da articulação por prótese. Tem de se assumir como protagonista na prevenção primária, secundária e terciária da artrose, devendo entender a cartilagem e a respectiva patologia, como objecto da sua preocupação e actuação correcta. 

A realização do Ist International Consensus Meeting – New horizons in cell and tissue banking, em Maio de 2007, que tive a honra de presidir, com o importante patrocínio das European Tissue Bank Association, American Association of Tissue Banks, Asian Pacific Association of Surgical Tissue Banks, a que se associaram a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e a Sociedade Portuguesa do Joelho entre outras, constituiu um evento determinante na assunção e actualização das potencialidades da medicina regenerativa. As V Jornadas da SPJ – Cartilagem articular, em Outubro do ano transacto, foram decisivas para a formação e formalização deste Grupo de Estudo. 

Permito-me salientar a importância do Professor Jiri Adler no desenvolvimento entre nós, dos conceitos de transplante da cultura de células e engenharia de tecidos em Ortopedia, apoiado entre outros, pelo saber e entusiasmo dos Professores Fernando Judas e Fernando Fonseca. 

O conceito da semente e do solo, aplica-se num sentido muito intenso, pois que as sementes estão lançadas e a qualidade da nossa comunidade ortopédica é excelente. 

Sinto-me lisonjeado, por coordenar este Grupo com elementos tão diferenciados. Assim tenhamos engenho e competência, para atingir os objectivos a que nos propusémos. 

João B. Salgueiro

Sócios fundadores do GECA:
Dr. Alberto Lemos, Dr. Bordalo Amado, Prof. Dr. Fernando Fonseca, Prof. Dr. Fernando Judas, Dr. Ferreira da Cruz, Dr. João Salgueiro, Dr. Joaquim Lebre, Dr. Jorge Fonseca, Dr. Jorge Lopes, Dr. José Granate, Dr. José Parra, Dr. Luís Amaral, Dr. Luís Ricciardi, Dr. Manuel Guerra, Dr. Mário Beça, Dr. Nuno Mascarenhas, Dr. Paulo Abrantes, Dr. Pedro Afonso, Dr. Ramiro Fidalgo, Dr. Roxo Neves, Dr. Viana Queiroz.        


  Pdf  Foi criado o GECA – Grupo de Estudo da Cartilagem Prevenção e Tratamento da Artrose (21 Dezembro 2007)


  • Início / Home
  • História / History
  • Cursos e Eventos / Courses and Events
  • Membros / Members
  • Scores
  • Notícias / News
  • Links
  • Contactos / Contacts
  • Patrocínios / Sponsors
  • Prémios Científicos / Awards
  • Louvores
Contactos
Rua dos Aventureiros
Nº 19 B
Parque das Nações
1990-024 Lisboa - Portugal
Tel. +351 21 895 86 66
Tlm. +351 93 812 79 79
Fax +351 21 895 86 67
Emails:
Geral: spot@spot.pt
Direcção: direccao@spot.pt
Agenda
Tem dúvidas?
2017 © Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia